Atendimento/Vendas: (11) 2971-0859

WhatsApp: (11) 99273-9566 Celular

irene@beta-x.com.br

Calibração de balanças

A calibração de balanças é extremamente importante para que se obtenha resultados precisos de pesagens. Ignorar a calibração de balanças transforma a medição nada mais que suposições. A pesagem com uma balança que não está calibrada é negligência, pois a precisão da balança se torna menos confiável com o decorrer do tempo. Este resultado de desgaste é normal e causado pelo uso regular da mesma. E isto pode levar a uma degradação ou deterioração rápida após um período prolongado. Com a calibração de balanças feita de forma correta e periodicamente com teste de rotina irá aumentar muito mais a durabilidade da balança até a sua precisão de pesagem.

A calibração de balanças em termos simples é uma comparação quantitativa. Para que haja a leitura da balança, é colocado um peso de referência no prato. É definido um erro entre o valor medido e real. Se o erro é confiável ou não, será descrito abaixo. E ao final da calibração de balanças é gerado um certificado que mostrará as leituras que foram feitas nas balanças, comparando-as com um valor de referência.

Quais são as vantagens que tenho ao realizar a calibração das balanças?

Com a calibração de balanças realizada pela Beta-X você terá diversos benefícios como:

  • Melhoria no processo e lucro – A interpretação dos resultados de calibração vai de acordo com as tolerâncias definidas melhorando os processos e o lucro;
  • Detecção de desgaste dos equipamentos – É sabido que todos os equipamentos envelhecem com o tempo e os componentes principais sofrem estresse mecânico ou até mesmo desgaste. Os desvios nem sempre são eliminados, porém podem ser detectados por calibrações feitas de forma periódica;
  • Conformidade – A calibração de balanças facilita a aprovação sem problemas em qualquer tipo de auditoria;
  • Medição confiável – Com equipamentos calibrados você tem a garantia de que medições que são realizadas em um local são compatíveis com as realizadas em outros locais. Os resultados são precisos e confiáveis, da mesma forma que o produto;
  • Redução de custos – Com os equipamentos devidamente calibrados poderá tomar as decisões corretas, o que evita desperdícios, retrabalho ou recolhimento de produtos do mercado.

O certificado de calibração apresenta resultados no momento que foi realizada a calibração, em diversos casos o responsável tem a ideia de que a calibração é válida por um ano. Isto leva a conclusão de que um ano é o período para se calibrar novamente, o que está errado.

O indicado é de que os intervalos de calibração sejam definidos de acordo com a metodologia baseada em riscos, como qual a probabilidade de algo dar errado? Com o impacto elevado e alta probabilidade correspondem a alto risco o que necessita de uma calibração mais frequente.

Quer saber mais sobre nossos serviços e produtos? Entre em contato agora mesmo pelo telefone (11) 2971-0859 ou envie um e-mail para irene@beta-x.com.br e tire todas as suas dúvidas com um de nossos profissionais.

Mais visitados

Calibração de Alicate Terrômetro Calibração de Analisador de Ambiente Multi-Funções Calibração de Bomba de Amostragem Calibração de Calibrador Acústico Calibração de Câmera Térmica Calibração de Decibelímetro Calibração de Detectores de Gases Calibração de Dinamômetro Calibração de Dosímetro Calibração de Espirômetro Calibração de Estação Meteorológica Calibração de Explosímetro Calibração de HIPOT Calibração de Hidrômetro Calibração de Luxímetro Calibração de Manovacuômetro Calibração de medidor de CO2 Calibração de Medidor de Espessura Calibração de Medidor de Stress Térmico Calibração de megômetro Calibração de Termômetro Globo Calibração de Durômetro Calibração de Máquina de Ensaio Calibração de Máquina de Tração Calibração de Torquímetro Calibração em Máquina de Medir por Coordenada Calibração de Projetor de Perfil Empresa de Calibração de Instrumentos em Geral Calibração de Detector de Gás Calibração de Instrumentos de Medição em Geral Empresa de Calibração de Instrumentos de Medição Empresa de Manutenção de Instrumentos de Medição Conserto de Balança Manutenção de HI-POT Calibração de balanças Manutenção de Balanças Manutenção de Durômetro Calibração de Visibilimetro Manutenção de Torquímetro Calibração de microscópio Calibração de Bafômetro Manutenção de Hidrômetro Calibração de Eletrocardiograma Manutenção de Eletrocardiograma Manutenção de Pluviômetro Manutenção de Máquina de Ensaio Manutenção de Máquina de Tração Manutenção em Projetor de Perfil Calibração de Pluviómetro Manutenção de Estação Meteorológica Manutenção em Máquina de Medir por Coordenada Manutenção de Microscópio Calibração de Termo Higrômetro Calibração de Termo Anemômetro Calibração de Vidrarias Calibração de Multímetro Calibração de Phmetro Calibração de Radiômetro Calibração de Rotâmetro Calibração de Tensiômetro Manutenção em Recolhedora de Gás
O texto acima "Calibração de balanças" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.